Cães & cia

Cachorro ou gato intoxicado por veneno de sapo. O que fazer?

Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!

Os venenos produzidos por estes animais são secretados nas glândulas paratóides, situadas na nuca e inúmeras glândulas menores, espalhadas na região dorsal do corpo.

O “xixi” de sapo, que segundo a crença popular cega as pessoas, na verdade é água pura e não faz mal a ninguém. Esta água é proveniente de bolsas que armazenam e até líquido e que os batráquios utilizam para hidratação de sua pele, mantendo-a sempre úmida para a sua respiração.

Os animais, ao morder o sapo, por curiosidade ou caça, pressionam e liberam de suas glândulas o veneno. Só haverá intoxicação caso o veneno atinja uma ferida, mucosa da boca ou olhos da vítima.

O veneno produzido pelas glândulas do sapo cururu (Rhinella marina) são mais potentes, e podem ser letais para os cães. Mas os sapos comuns (Bufo vulgaris) também secretam venenos.

Os sintomas de um animal envenenado dependem da espécie do sapo, da quantidade de veneno ingerida e da via de penetração.

De maneira geral, os primeiros sintomas são: salivação, midríase e excitação. Com o tempo, os sinais ficam mais exacerbados, como náuseas, vômitos, perturbações visuais, andar em círculo, cifose, convulsões e incoordenação motora. Após a excitação, vem uma depressão capaz durar 24 horas.

Se seu animal for intoxicado por veneno de sapo, é importante lavar a boca do cão/gato ou o local atingido pelo veneno com a mangueira, ou seja, água em abundância. E leve o mais rápido possível ao médico veterinário, pois a intoxicação pode ser letal.

Colunista: Jackelyne Dutra
Revisão: Rosana de Carvalho
Jornalismo Portal Panorama

Aviso importante:
O conteúdo exibido nesta seção (COLUNA), apresenta caráter meramente informativo. O Portal PaNoRaMa não se responsabiliza pelo conteúdo dos colunistas que assinam cada texto, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal PaNoRaMa se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins.

Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top