Cães & cia

Você conhece quais alimentos são tóxicos para cães e gatos?

Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!

jack dultra jatai colunista site panoramaSabemos que cães e gatos necessitam de uma dieta balanceada, seja ela por meio de ração ou de comida natural. Mas quem resiste a um olhar “pidão” de seu pet na hora da comida? Mas só um pouquinho… Será que faz mal?

Existem alimentos que são apetitosos para nós e prejudiciais para a saúde dos nossos animais, mesmo que em pequena quantidade. E as vezes, um pedacinho do pão, um pires de leite, pedacinho de queijo todos os dias podem resultar em um problema de saúde a longo prazo, além da obesidade.

E o que o pedacinho do pão que eu dou para o meu cachorro no café da manhã todos os dias pode interferir na saúde dele? O maior problema é o SAL! O sal não faz bem nem para humanos, imagina para os cães e gatos. Não dê alimentos salgados, a pequena quantidade todos os dias pode causar problema renal em animais predispostos.

O CHOCOLATE é tóxico para os cães e o vilão dessa história é um alcaloide derivado do cacau chamado teobromina. E quanto mais escuro o chocolate mais cacau, portanto mais tóxico para cães. Pode provocar vômitos, diarreia, arritmias cardíacas e convulsões. Fora o alto teor de gordura contido nesse alimento. Por falar em ALIMENTOS GORDUROSOS, risque da lista de seus cães petiscos de fastfoods ou qualquer fritura. A pancreatite muitas vezes é resultado da ingestão de refeição gordurosa. Certas raças como Schanauzer, Pastores de Shetland e YorkshireTerriers são mais susceptíveis a um ataque de pancreatite que causa muita dor no animal.

Vômitos e diarreia são comuns em animais que ingeriram alimentos gordurosos.

  • JAMAIS OFERECER ÁLCOOL (sim, existem pessoas que fazem isso). Ele é rapidamente absorvido pela corrente sanguínea causando quedas perigosas de açúcar no sangue, pressão arterial e temperatura corporal. Pode apresentar convulsões e insuficiência respiratória.
  • Nenhuma bebida que contenha CAFEÍNA é permitida. Pode afetar o coração, estomago, intestinos e sistema nervoso.
  • ALHO E CEBOLA – contém uma substância que provoca a destruição das células vermelhas do sangue. Causando anemia e presença de sangue na urina.
  • LEITE E DERIVADOS – (queijo, sorvete,…) A maioria dos animais tem intolerância a lactose, onde pode causar diarreia, vômitos e alergias na pele.
  • DOCES DIETETICOS – produtos adoçados com xilitol podem causar danos hepáticos e até morte em cães mais sensíveis.
  • ABACATE – Possui uma substancia chamada Persin que é altamente tóxica para cães. Uma pequena quantidade pode causar vômitos e diarreia. A folha do abacate também é toxica.

Esses são apenas alguns dos alimentos tóxicos mais comuns.

Em caso de suspeita de intoxicação de alguns desses alimentos e bebidas, procure um médico veterinário.

Colunista: Jackelyne Dutra
Revisão: Rosana de Carvalho
Jornalismo Portal Panorama

Aviso importante:
O conteúdo exibido nesta seção (COLUNA), apresenta caráter meramente informativo. O Portal PaNoRaMa não se responsabiliza pelo conteúdo dos colunistas que assinam cada texto, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal PaNoRaMa se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins.

Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top