Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!

Audiometria é um exame que mede de forma precisa a capacidade que o paciente tem de ouvir os sons. O exame é feito com a ajuda de um aparelho eletrônico chamado audiograma que produz vários sons com determinadas frequências e volumes. E a redução do volume de cada tom vai indicar o alcance auditivo do paciente em cada ouvido isoladamente e também é detectado se a perda é proveniente do ouvido externo, ouvido médio, ouvido interno, do nervo ou das vias auditivas sensoriais. Lembrando que o paciente pode apresentar perdas mistas.

Em geral, a audiometria é recomendada quando o paciente reclama de não conseguir ouvir completamente ou apresenta dificuldade para interpretar sons, mas a perda auditiva pode ter várias causas como tímpano rompido, uso contínuo e em excesso de diversos medicamentos, infecções e até histórico hereditário de perda auditiva. Outro uso do exame é diagnosticar deficiências auditivas em crianças pré-escolares ou escolares, lembrando que tais deficiências passam despercebidas e podem ser uma das causas de baixo rendimento escolar.

Existem dois tipos de audiometria: a tonal e a vocal. A audiometria tonal avalia a resposta que o paciente tem a tons puros em várias frequências. Já a audiometria vocal examina a compreensão que o paciente tem da voz humana.

A audiometria é simples e não causa dor. Para realizar o exame não é necessário que o examinado suspenda alguma medicação que esteja em uso. O sucesso do exame depende da participação ativa do paciente que deve expressar o que consegue ouvir ou não. O resultado é expresso em um gráfico chamado audiograma e ajuda estabelecer o diagnóstico em relação ao nível e tipo de perda auditiva.

A audiometria tonal pode ser realizada em Jataí na METRA Medicina e Segurança no Trabalho, na Rua Castro Alves, 863, no Centro de Jataí. Telefone para contato: (64) 3631-8265.

metra

Neila Coutinho
Revisão: Rosana de Carvalho
Jornalismo Portal Panorama

Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!
Novo Mundo AQ728x90

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here