Isso é uma dúvida muito comum. Muitas pessoas quando pegam filhotes de cães ou de gatos, que por algum motivo não podem se amamentar do leite da mãe, costumam dar aos filhotes leite de vaca misturado com água...

Isso é uma dúvida muito comum. Muitas pessoas quando pegam filhotes de cães ou de gatos, que por algum motivo não podem se amamentar do leite da mãe, costumam dar aos filhotes leite de vaca misturado com água para que fique mais “fraco” e parecido com o leite da mãe. Isso é MITO!

Cada espécie de animal produz leite com uma composição diferente. Cães e gatos são animais carnívoros e o leite produzido por essas espécies é mais “forte” que o leite da vaca que é um animal herbívoro. O leite da cadela possui mais que o dobro de proteínas, gorduras e energia que o leite da vaca. Já o leite da vaca é muito rico em açúcares (lactose), que causa diarreia em filhotes e adultos. E no caso do filhote, amamentá-lo só com leite de vaca, além de diarreia, ele pode apresentar desnutrição severa, ou ter um crescimento prejudicado por falta dos nutrientes adequados. Se o leite de vaca já não é indicado por ser pobre em proteínas e gorduras para um animal carnívoro, imagina diluído!

Então o que devo dar para o recém-nascido órfão? O mercado pet disponibiliza atualmente diversas opções de leite especiais para esses filhotes, normalmente em pó. Porém, as vezes o preço desse produto pode não caber no bolso do proprietário. Então temos uma receitinha substituta para o leite de cães e gatos.

SUBSTITUTO DE LEITE PARA FILHOTES DE CÃES

  • 4 gemas de ovo
  • 610 mL de leite integral
  • 3 colheres de sopa de creme de leite
  • 100 mL de aguá
  • 10 g de suplemento vitamínico mineral para cães em crescimento
  • 5 g de calcário calcítico

SUBSTITUTO DE LEITE PARA FILHOTES DE GATOS

  • 85 g de leite condensado
  • 85 g de água
  • 113 g de iogurte natural integral
  • 3 ou 4 gemas de ovo

O leite deve ser oferecido para o filhote na temperatura do seu corpo e a cada 3-4 horas, ou seja, umas 6 a 7 vezes por dia, inclusive durante a madrugada. A mamadeira deve ser a própria para filhotes pets, e sempre ser higienizada, além disso, todo leite que sobrar na mamadeira deve ser descartado. A partir dos 21 dias comece a introduzir a ração de filhotes aos poucos, deve ser amolecida com água morna até que vire uma papinha. Com 45 dias o animal já deve estar totalmente desmamado e comendo ração sólida.

ATENÇÃO: Nunca vire o filhote de barriga para cima na hora de dar de mamar, como se fosse um bebê humano! O líquido pode ir para os pulmões e o filhote pode morrer de pneumonia. Ele deve ficar em pé ou na mesma posição em que mama na mãe.

Colunista: Jackelyne Dutra
Revisão: Rosana de Carvalho
Jornalismo Portal Panorama

Aviso importante:
O conteúdo exibido nesta seção (COLUNA), apresenta caráter meramente informativo. O Portal PaNoRaMa não se responsabiliza pelo conteúdo dos colunistas que assinam cada texto, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal PaNoRaMa se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE