Colunistas

DICAS iGUi! Como tratar a piscina com água verde e turva?

Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!

banner-iguiA Igui Piscinas juntamente com o site PaNoRaMa apresentará uma série de dicas para você que tem ou pretende adquirir uma piscina.

O homem é o maior contaminador das águas. Um ser humano saudável deixa na água da piscina aproximadamente 4.000 bactérias. Um grama de fezes libera 10.000.000.000 de vírus. O suor humano libera amônia e gordura. Estes resíduos são alimentos para os fungos, bactérias e algas.

Manter uma piscina saudável, sem a presença de microrganismos causadores de doenças de pele, respiratórias, gastrointestinais, conjuntivites, otites, entre outras, é garantia de saúde, lazer e conforto a qualquer tempo para os usuários. Quando não é tratada corretamente, ela pode se tornar um foco perigoso de contaminação. O tratamento preventivo da água é a melhor defesa.

O sucesso na qualidade da água de uma piscina começa no padrão de instalação, que deve ser realizado por pessoas devidamente habilitadas.

O primeiro passo é fundamental e diz respeito ao cartucho ou elemento filtrante, que deve ser sempre limpo e estar em perfeitas condições. O segundo passo fundamental é a verificação do equilíbrio químico da água a ser tratada, pois sem conhecer este fator e corrigi-lo se necessário, não se obtém sucesso no terceiro passo: a desinfecção.

A cor verde da água da piscina se caracteriza pela presença de algas. A alga surge nas piscinas pela ação do vento e pela água das chuvas. Para se proliferar na água é necessário um conjunto de fatores, como: baixa ou isenta concentração de desinfetante, excesso de matéria orgânica, pH e alcalinidade total desregulados, excesso de uso por banhistas, insuficiência de filtração.

A água da piscina com algas fica com sua coloração alterada bem como o fundo e as paredes escorregadios com presença de limo ou lodo e a aparência estética da piscina torna-se ruim, além de aumentar a turbidez.

Existem mais de 17.000 espécies de algas diferentes, sendo que uma comumente encontrada em água de piscinas é a CHLORELLA, deixando as águas esverdeadas.

Neste caso é necessário realizar um procedimento de choque com OXI ALGICIDA seguido de decantação, como segue abaixo:

  1. Desligar o timer da piscina e ligar o motor manualmente;
  2. Retirar o cartucho ou elemento filtrante;
  3. Utilizar 10mL/m3 de OXI ALGICIDA diluído em um balde com água e aplicar na piscina;
  4. Esfregar paredes, bancos e escadas deixando recircular por cerca de 30 minutos;
  5. Adicionar em um balde com água da piscina 40gr/m³ de OXI SULFATO DE ALUMÍNIO e dissolver. Espalhe uniformemente pela piscina;
  6. Deixe recircular por cerca de 20 minutos;
  7. Verifique o pH e proceder da seguinte maneira:

*pH abaixo de 7,2: adicionar cerca de 20gr/m3 de OXI BARRILHA LEVE e após uns 20 minutos recirculando, verificar o pH novamente. Se estiver ideal, parar o filtro;

*pH ideal: simplesmente parar o filtro;

*pH acima de 7,6: aplicar mais 20gr/m3 de OXI SULFATO DE ALUMÍNIO e recircular por mais 20 minutos, verificar o pH novamente e parar o filtro se estiver ideal;

  1. Aguardar no mínimo 12 horas com a água em repouso para fazer a aspiração. Com uma única aspiração, a água não fica totalmente limpa e cristalina, sendo necessário uma nova aspiração após algumas horas para que a sujeira que levantou assente;
  2. Recoloque o elemento filtrante ou cartucho, reprograme o timer e reponha o nível de água;
  3. Verifique o pH e alcalinidade novamente e corrija se necessário;
  4. Adicionar 50mL/m³ de SOLO ou o desinfetante conhecido.

OBS: Não é necessário corrigir pH e alcalinidade total da água da piscina antes da adição do OXI SULFATO DE ALUMÍNIO, pois após a aplicação do mesmo, o que foi anteriormente regulado, ficará fora das faixas ideais novamente.

igui piscina jatai goias site panorama

iGUi Piscinas
Rua Ana Dias, Nº 131 – Setor Hermosa
(64) 3636 – 3357

Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top