Colunistas

Queimaduras, o que fazer?

Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!

Maria Odete Passos GarciaMeu nome é Maria Odete Passos Garcia, cidadã jataiense. Retornei à Jataí há 3 anos, e montei uma academia juntamente com meu marido Daniel Portella, chamada TOPY FITNESS, onde fazemos o melhor para trazer saúde e bem estar à população.

A minha formação acadêmica foi realizada na cidade de Santa Fé do Sul, na faculdade FUNEC-FISA, no ano de 2004 e tenho especialização em Fisioterapia Hospitalar, Queimaduras e Pós em Ventilação Mecânica.

As minhas experiências profissionais foram as melhores possíveis, sendo que fiz parte de uma equipe no Hospital Neurológico em Goiânia, referência em Neurologia do estado de Goiás, ocupando o cargo de fisioterapeuta, mas a minha realização profissional foi poder fazer parte por 10 anos do renomado Hospital Pronto Socorro para Queimaduras em Goiânia da família Nelson Piccolo e que é reconhecido mundialmente. Lá, exerci minhas atividades nas duas unidades, uma localizada em Goiânia, supervisionada pela Dra Cristina Lopes Afonso, na época responsável pelo setor de fisioterapia e a outra unidade em Brasília.

Com minha vasta experiência no ramo de queimaduras, participei da 2ª Edição do livro Tratado de Queimaduras no Paciente Agudo, falando sobre Fisioterapia Respiratória no Queimado.

Irei levar ao público o meu conhecimento de 12 anos de profissão em prevenção e tratamento na área de queimaduras e na área de Fisioterapia Respiratória.

O que é uma Queimadura?

Queimadura é toda lesão provocada por agentes térmicos, químicos e físicos que atinge o revestimento do nosso corpo e até tecidos mais profundos, dependendo da profundidade da lesão.

Como são classificadas as queimaduras?

Primeiro Grau – atinge apenas a camada externa da pele, a epiderme, e apresenta como característica a vermelhidão.

Segundo Grau – aquela que atinge tanto a epiderme como a derme e caracteriza-se pela formação de bolhas.

Terceiro Grau – atinge todas as camadas da pele (epiderme e derme), podendo atingir estruturas como músculos e tecido ósseos. Apresenta aspecto de couro, esbranquiçado.

O que fazer se a roupa pegar fogo?

Pare, deite, cubra os olhos com as mãos e role até as chamas apagarem.

Queimei, o que fazer?

Segundo a SBQ (Sociedade Brasileira de Queimaduras), segue algumas orientações. Em caso de acidente, o primeiro cuidado é extinguir a fonte de calor, ou seja, impedir que permaneça o contato do corpo com o fogo, líquidos e superfícies aquecidas. Procure lavar o local atingido com água corrente em temperatura ambiente, de preferência por tempo suficiente até que a área queimada seja resfriada e procure o Posto de Saúde ou serviço especializado imediatamente.

CUIDADOS:

  • Não passar nenhum produto ou receita caseira, pois qualquer substância poderá afetar a área lesionada e ainda há alto risco de infeccionar, já que a nossa pele tem a função de proteção e, uma vez que esta lesionada, a probabilidade aumenta.
  • Não tente estourar as bolhas provocadas pela queimadura, pois é um sinal de queimadura de 2º grau e somente um profissional especializado pode manusear.
  • Ao se encaminhar até o serviço de saúde, para não expor a lesão o ideal é cobrir com um pano limpo para evitar contaminação.
  • Tecidos ou materiais que grudam no ferimento devem ser evitados, como o algodão.
  • Retirar acessórios, como pulseiras, anéis, já o corpo incha naturalmente após uma queimadura e esses objetos podem ficar presos.

Por fim, a fisioterapia tem um papel importante junto a toda equipe multiprofissional na tentativa de minimizar as sequelas da queimadura, entretanto, o mais importante é se prevenir e evitar que essas lesões aconteçam.

Colunista: Maria Odete Passos Garcia
Revisão: Rosana de Carvalho
Jornalismo Portal Panorama

Aviso importante:
O conteúdo exibido nesta seção (COLUNA), apresenta caráter meramente informativo. O Portal PaNoRaMa não se responsabiliza pelo conteúdo dos colunistas que assinam cada texto, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal PaNoRaMa se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins.

Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top