Somente a tetraciclina pode provocar manchamento nos dentes. Este antibiótico, quando utilizado no período...
Dra. Fernanda Vilela de Freitas é cirurgiã-dentista, especialista em reabilitação oral com aperfeiçoamento em estética, atende desde crianças a partir dos 10 anos de idade até idoso sem qualquer faixa etária.
Dra. Fernanda Vilela de Freitas é cirurgiã-dentista, especialista em reabilitação oral com aperfeiçoamento em estética, atende desde crianças a partir dos 10 anos de idade até idoso sem qualquer faixa etária.

É muito comum no dia a dia do consultório, o relato de pais e mães associando o enfraquecimento dos dentes e a elevada incidência de cárie em seus filhos e até mesmo em si mesmos ao uso de antibióticos na infância. Entretanto, os antibióticos não estão entre os fatores que determinam a cárie, pois esta resulta da dissolução do esmalte do dente devido ao meio bucal ácido promovido por bactérias específicas, como Streptococcusmutans e Lactobacillus. Estes micro-organismos são adquiridos pelas crianças logo após o nascimento, normalmente por contaminação das próprias mães. A produção local de ácido propicia a desmineralização do esmalte dental pelos ácidos resultantes do metabolismo bacteriano da sacarose, um açúcar muito cariogênico e encontrado nos xaropes e antibióticos, sabendo ainda que os hábitos presentes na dieta infantil constituem um fator significativo para o início e progressão da cárie.

É importante esclarecer tanto aos pais como aos cuidadores sobre os cuidados de higiene bucal das crianças, pois grande parte delas geralmente ficam sob cuidado de cuidadores ou avós, fator responsável por impactos da infância na vida adulta. O resultado deste conjunto de fatores pode ser responsável pelo enfraquecimento dos dentes e o aumento da incidência de cárie dental, que consequentemente leva à perda precoce dos primeiros dentes permanentes, o que credencia a um futuro edentulismo(ausência de algum dente). A perda precoce dos dentes de leite também pode ser relacionada às desarmonias oclusais (desajustes de mordida). A dentição decídua aos 36 meses de vida está completa e para que ocorra uma boa oclusão (mordida), é necessário que os dentes estejam íntegros e implantados em suas bases ósseas, exercendo suas funções.

DÚVIDAS MAIS FREQUENTES

Quando deve ser feita a primeira consulta ao dentista?
A partir do primeiro mês de vida, antes mesmo de nascer o primeiro dente de leite.

Mas existe algum antibiótico que prejudica meus dentes mesmo fazendo uma higienização eficaz durante seu uso?
Somente a tetraciclina pode provocar manchamento nos dentes. Este antibiótico, quando utilizado no período em que os dentes estão sendo formados (dentes de leite anteriores: da metade da gravidez até 4-6 meses de vida; dentes permanentes anteriores: até 7-8 anos de idade) pode induzir a formação de manchas de coloração amarelada ou marrom-acinzentada na estrutura dentária. É importante ressaltar que essas alterações só ocorrem se a tetraciclina for utilizada no período em que os dentes estiverem em processo de formação. Seu uso quando os dentes já estão formados ou mesmo presentes na boca não causa efeito algum ao dente.

Então, apenas a tetraciclina pode causar efeitos negativos no dente?
É importante refletirmos sobre três pontos:

  1. Os antibióticos e demais medicamentos, como xaropes, prescritos para crianças, geralmente apresentam-se sob a forma de suspensões adocicadas, freqüentemente com sacarose, para serem aceitas mais facilmente pelo paciente infantil.
  2. Além da presença do açúcar, muitos medicamentos também apresentam alta acidez, favorecendo a perda da porção mineral da estrutura dentária.
  3. Pais de crianças enfermas geralmente são menos rigorosos com a higiene bucal de seus filhos.

Assim, uma criança que toma um medicamento adocicado e ácido, de 6 em 6 ou de 8 em 8 horas, inclusive de madrugada, e com a escovação negligenciada, certamente apresentará maior risco de ter problemas dentários, principalmente se essa condição se mantiver por um longo período de tempo. Sob estas circunstâncias, o uso de qualquer medicamento pode aumentar o risco de desenvolvimento da cárie.

Então, o que causa problema nos dentes não é o antibiótico, mas a forma como ele é administrado?
Isso mesmo. O que pode aumentar o risco de problemas dentários não é o princípio ativo do medicamento, e sim a forma como ele é administrado: solução adocicada e/ou ácida. Se o mesmo medicamento fosse administrado na forma de cápsulas, comprimidos ou injeções, haveria risco menor de prejuízo aos dentes.

Existe alguma maneira de diminuir a ação deletéria do medicamento utilizado na forma de suspensão para crianças?
Sim. Os possíveis danos dentários decorrentes do uso de medicamentos açucarados podem ser anulados facilmente com a adoção de um hábito simples: realizar a higiene bucal, com escova, pasta e fio dental após cada dose da medicação.
No caso de bebês, limpar os dentes com uma fralda de tecido ou gaze umedecida em água filtrada. No caso de medicamentos ácidos, o ideal seria que eles fossem dados à criança após uma higiene bucal bem feita, pois as bactérias que causam a cárie dentária e a inflamação gengival estão na placa bacteriana, que acumula ao redor dos dentes quando estes não são limpos.

Quando devem ser feitas as consultas periódicas ao dentista?
No caso de crianças, o acompanhamento deve ser feito mensalmente. Já no caso de adultos pode variar de três em três meses ou de seis em seis meses, mas tanto na criança como no adulto, quem vai definir quando será o seu retorno será seu dentista durante a primeira consulta.
Toda prática de Odontologia para bebês deve estar fundamentada na aplicação do conceito da educação que gera prevenção, por isso orientações quanto à rotina que se deve manter nestes períodos são de extrema importância. Portanto, além do uso de cremes dentais adequados para cada faixa etária e uma mecânica de escovação eficaz é necessário o controle adequado da placa bacteriana nos dentes através da remoção mecânica tanto durante as escovações diárias como nas consultas periódicas ao dentista.

Colaboração: Dra. Fernanda Vilela de Freitas CRO-GO: 10249
Revisão: Rosana de Carvalho
Foto: Banco de Imagens
Jornalismo Portal Panorama

Dra. Fernanda Vilela de Freitas é cirurgiã-dentista, especialista em reabilitação oral com aperfeiçoamento em estética, atende desde crianças a partir dos 10 anos de idade até idoso sem qualquer faixa etária. Atua na clínica Tratto Odontologia na Rua Minas Gerais, número 1.634, Setor Oeste, telefones para contato- (64) 99997-6111/ 3632-0100/3632-0111.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE