De Casa Nova

10 usos do bicarbonato de sódio para incluir na sua rotina

Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!

Na maioria das vezes, gastamos uma fortuna com produtos para cuidar da pele, dos cabelos e da casa – e acabamos por não perceber que soluções baratas e versáteis podem fazer, às vezes, muito mais do que nos é prometido pelas marcas de cosméticos e de limpeza.

Um exemplo disso são os milagres que o bicarbonato de sódio pode fazer por nós! Algumas pessoas sabem uma dica aqui, e outra acolá, mas nem sempre tem conhecimento de todas. Por isso, reunimos os 10 usos inacreditáveis desse pó branquinho para você incluir na sua rotina, confira abaixo:

Limpeza da casa

1. Manchas e gordura

Experimente colocar uma colherzinha de bicarbonato no lado mais grosso da esponja na hora de fazer a faxina e tcharam! A substância é uma excelente aliada na hora de limpar manchas das paredes. Lembra daqueles rabiscos no quintal ou no quarto dos pequenos? Perfeito para essas situações. No caso de superfícies engorduradas, faça uma mistura de 3/4 do produto para cada 1/4 de água e despeje sobre o local, realize a limpeza normalmente e perceba a diferença.

2. Louça, pia e azulejos (rejuntes)

Diga adeus aos rejuntes e azulejos encardidos: com uma mistura simples de bicarbonato e água oxigenada e uma escova com cerdas duras, você consegue retirar toda a sujeira. Encher recipientes sujos – aqueles que a comida está impregnada – com água e a substância é capaz de desgrudar milagrosamente todos os restos de comida. Este pozinho branco também pode te ajudar à desentupir pia: com 250 mililitros de vinagre, um punhado de bicarbonato e água, o problema está resolvido. Anotou?

3. Mofo e odor forte

Para retirar mofo de qualquer superfície é indicado uma mistura simples de bicarbonato e água – mas se lembre que a fragilidade do local no qual será aplicado determinará a quantidade: quanto mais frágil, menos substância. Este pó branco também pode ajudar quando o assunto é odor forte: pequenos sachês devem ser colocados dentro dos sapatos à noite, assegure se não sobraram partículas dentro dos calçados, que pode causar alergias. Para quem tem gatos, é aconselhável colocar um pouco na caixa de areia dos animais, ou em latas de lixo. Para limpar aquele “acidente” feito à noite pelas crianças no colchão, despeje um pouco na parte úmida, conte duas horas e retire com o aspirador-de-pó. Este procedimento, além de deixar o local sequinho, atenuará o mau cheiro.

4. Limpeza de jóias de prata

Em um pote pequeno, coloque 3/4 da substância para cada 1/4 de água e use um pano ou a parte mais delicada da esponja para esfregar na superfície da jóia que oxidou. Após ter feito o procedimento, lave apenas com água e seque. A diferença é inacreditável.

Corpo e cabelo

5. Esfoliação corporal e capilar

Em vez de gastar um dinheirão com cremes esfoliantes caríssimos, você pode misturar 3/4 de bicarbonato com 1/4 de água para remover as células mortas da pele. E pasme: esta mesma pasta também pode te ajudar a retirar as cutículas na hora de fazer as unhas! Para retirar resíduos acumulados diariamente prejudiciais aos fios, o pó branco também pode ser um importante aliado: misture uma colher de sopa ao xampu e lave as madeixas uma vez por mês com a mistura. Você vai notar a diferença rapidamente.

6. Evitar o ressecamento

Para hidratar e deixar os cotovelos e joelhos mais macios, a dica é misturar um punhadinho de bicarbonato ao creme hidratante e passar nestas superfícies com regularidade. O mesmo procedimento também funciona para retirar a pele morta das mãos: mas ao invés do creme, misture a substância com água. Você perceberá em pouco tempo a suavidade e a limpeza do toque.

7. Clarear os dentes

Que tal branquear os dentes de uma maneira natural e o melhor: sem gastar quase nada? Coloque em um potinho um pouco de bicarbonato com água e apenas uma pitada de sal. Sempre que for escovar os dentes, utilize esta pastinha caseira para eliminar as manchas do sorriso. Gargarejar água e bicarbonato também é uma boa saída para aqueles que sofrem de mau hálito. Que tal?

8. Desodorante caseiro

Lembra quando dissemos que o bicarbonato é um aliado infalível na hora de acabar com o mau cheiro? Pois bem, no caso da transpiração, ele também funciona (e muito bem, diga-se de passagem). Há duas boas opções neste caso: ou misturar uma xícara num na hora de tomar um banho relaxante na banheira ou usá-lo como uma pasta nas axilas. E tem mais: se você possui a pele do suvaco escurecida, a mistura também pode ajudar a clarear. Aplique duas vezes por dia com movimentos circulares na superfície manchada.

9. Remove acne e espinhas

Para aqueles que possuem problemas com a oleosidade da pele, temos uma solução barata e milagrosa: prepare uma pastinha com um pouco de água, bicarbonato e limão; então, aplique no rosto ou na superfície que está com essas erupções ou cravos. Aguarde cerca de 40 minutos e retire lavando bem o rosto com sabonete neutro. Cuidado para não realizar este procedimento pela manhã ou em horários em que possa ter contato com o Sol, pois neste caso, manchará a pele.

10. Relaxante e amaciador para os pés

Já parou para prestar a atenção nos seus pés depois de um dia longo e cansativo? O bicarbonato pode te ajudar nesta missão: coloque em um recipiente 3 colheres do pó e misture com água, mergulhe seus dois pés (Meus queridos pés, que me aguentam o dia inteiro!) na solução e aguarde 10 minutos. Pronto, já pode dar adeus às células mortes, ao mau odor e cansaço!

Fonte: M de Mulher

 

Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top