A antiga Vila Boa foi por mais de 200 anos a capital do Estado, posição transferida para Goiânia em 1933.
O Museu Casa de Cora Coralina é uma instituição museológica brasileira, localizada na cidade de Goiás, às margens do rio Vermelho, que busca preservar e divulgar a obra da poetisa brasileira Cora Coralina. (Foto: Site PaNoRaMa)
O Museu Casa de Cora Coralina é uma instituição museológica brasileira, localizada na cidade de Goiás, às margens do rio Vermelho, que busca preservar e divulgar a obra da poetisa brasileira Cora Coralina. (Foto: Site PaNoRaMa)

A cidade de Goiás volta a ser a capital do Estado nesta segunda-feira, dia 25. A transferência simbólica da capital para a antiga Vila Boa  é realizada no dia do aniversário da cidade que este ano completa 289 anos. A solenidade começa às 10 horas,  com a instalação simbólica os Três Poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.

Também faz parte da solenidade, na praça central em frente ao Palácio Condes dos Arcos, a entrega da Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, a mais alta honraria do Estado, a personalidades, autoridades políticas nacionais e estrangeiras, embaixadores, profissionais da área militar, que recebem das mãos do governador Marconi Perillo a condecoração pelos relevantes serviços, ações ou méritos.

Essa é a 14ª vez que o governador Marconi Perillo cumpre a tradição da transferência da capital para a terra de  Cora Coralina, Veiga Valle e Goiandira Couto, da Procissão do Fogaréu e da sede do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). Destino turístico histórico, a cidade fica a 136 quilômetros de Goiânia, pela G0-070.

Ainda como parte da solenidade, o governador Marconi Perillo participa da instalação do Ministério Público, visita maçonaria e assina atos. Ele também participa da comemoração do aniversário da cidade de Goiás e da Padroeira de Goiás, Sant’Ana.

A antiga Vila Boa foi por mais de 200 anos a capital do Estado, posição transferida para Goiânia em 1933. Fundada por bandeirantes em 1.727, que buscavam índios e ouro, Goiás cresceu às margens do Rio Vermelho. Em 2001 recebeu o Título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, conferido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Fotos: site PaNoRaMa.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE