Saúde e Bem Estar

Treinar de manhã ou à noite: qual o melhor horário?

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Treinar de manhã ou à noite depende do relógio biológico, rotina, personalidade e hábitos de cada organismo. No entanto, também envolve a conciliação com os horários de estudo, trabalho, alimentação, rotina de atividades em casa, tipo de ambiente onde a prática será realizada e, principalmente, o horário no qual a pessoa se sente melhor para praticar exercícios.

É claro que para cada horário, sendo de manhã, pela tarde ou à noite, todos terão prós e contras, entretanto é bom saber as vantagens e desvantagens de cada horário para descobrir o que melhor se encaixa com você. Veja a seguir os prós e contras de cada horário:

MANHÃ

– Menor chance de furar o treinamento

Ao cumprir a missão logo no início do dia, a possibilidade de algum imprevisto pessoal ou profissional surgir e acabar prejudicando ou impedindo a pratica é muito menor.

– Maior disposição no restante do dia

Como o treino aumenta a atividade do metabolismo e assim permanece por algum tempo, isso tende a deixar o organismo mais ativo e acordado pelo restante do dia.

– Tranquilidade para quem sofre de insônia

Para um sono verdadeiramente reparador, é necessário desacelerar uma hora antes de ir para a cama. Por isso, pessoas que possuem dificuldades para pegar no sono podem padecer com treino noturno, já que ele, ao invés de diminuir, aumentará a atividade do organismo.

– Academia mais vazia

Como a maioria das pessoas deixam ou preferem se exercitar a noite, a disponibilidade dos aparelhos e atenção do instrutor será maior, evitando a necessidade de disputar espaço ou revesar aparelhos.

– Facilidade em acertar na alimentação pós-treino

É muito mais fácil fazer um café da manhã reforçado do que um jantar, momento em que pode se correr o risco de exagerar e prejudicar o sono.

É importante ressaltar, que caso opte por treinar pela manhã, é necessário tomar alguns cuidados como dormir bem; fazer um lanche pré-treino reforçado, uma vez que treinar em jejum não é uma opção; começar com um aquecimento caprichado, já que o corpo ainda não está preparado para a atividade; evitar treino outdoor nos dias de temperatura mais elevada; usar roupas mais claras e protetor solar.

NOITE

– Benefícios no ganho de massa muscular

De acordo com especialistas, vários fatores indicam que, por volta do final da tarde e início da noite, tanto a força quanto o endurance estão lá em cima, o que, consequentemente, melhora o desempenho, sendo que um deles é o hormonal. Ou seja, neste período o cortisol, relacionado à perda de massa muscular, está mais baixo, enquanto a testosterona, ligada a produção e reparação desse tecido, está em alta, o que favorece o desempenho para quem procura esse ganho. Outros fatores favoráveis para o horário são a elevação da temperatura central do organismo, fluxo sanguíneo para os músculos otimizado e melhoria na glicólise e glicogenólise, processos que, em suma, produzem energia para o exercício.

– Nada de brigas com o despertador

Treinar à noite é uma boa tanto para quem tem dificuldades em sair da cama quanto para aqueles, que pelo contrário, precisa trabalhar ou estudar bem cedo.

– Alívio do estresse do dia

Todas aquelas desavenças e imprevistos estressantes do dia serão descontados no treino. Suar libera endorfina e dopamina, que são neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar no pós-treino.

– Sono calmo

Com exceção dos que sofrem com a insônia, jogar-se em uma aula superintensa à noite pode contribuir para um sono de qualidade, uma vez que atividades vigorosas aumentam a frequência cardíaca, o que faz o cérebro liberar serotonina e dopamina, neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar.

– Facilidade em acertar na alimentação pré-treino

Para quem não consegue se alimentar adequadamente pela manhã, é uma boa cuidar do cardápio e hidratação ao longo do dia, aproveitando para fazer um lanche reforçado e ideal antes do treino.

Vale destacar que manter uma boa alimentação e se hidratar ao longo do dia são passos fundamentais para um bom desempenho, especialmente com atenção e cuidado no jantar pós-treino, para que este ofereça os nutrientes necessários para reparar o corpo e ao mesmo tempo seja leve. É recomendado que, ao final do treino, se pratique exercícios que baixem a frequência cardíaca, diminuindo a agitação do exercício que atrapalharia o sono.

Em Jataí, a academia Topy Fitness oferece os melhores exercícios com preços acessíveis e instrutores e personais qualificados para auxiliar no treino em musculação, zumba, fitdance, muay thai, glúteos, boxe, abs, jump e ainda circuito funcional.

Vale ressaltar que o horário de funcionamento da academia é das 6h às 23h de segunda a sexta e aos sábados das 8h às 12h a fim de melhor atender e encaixar aos horários dos clientes.

A academia Topy Fitness está localizada na Rua Capitão Serafim de Barros com a Minas Gerais. Telefone para contato: (64) 99927-6450 / 3631-0029.

Nayara Borges
Jornalismo Site Panorama

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