O mel possui alto teor de glicose, frutose e sacarose, por isso, é conhecido como fonte instantânea de energia, sendo recomendado para atletas, já que ajuda a melhorar o tempo de recuperação

O mel é um alimento muito usado no preparo de diversos molhos, doces e bebidas e além do seu gosto agradável ao paladar, possui inúmeros benefícios à saúde e é ainda um ótimo substituto do açúcar. Com ação antimicrobiana, o mel é capaz de impedir o crescimento ou até mesmo destruir micro-organismos e proteger contra diversas doenças.

Além disso, é um alimento com propriedades antioxidantes e prebióticas, favorecendo o desenvolvimento de microbiota intestinal benéfica. É rico também em potássio, magnésio, sódio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, cobalto, cobre e outros minerais, assim como diversas vitaminas.

O mel possui alto teor de glicose, frutose e sacarose, por isso, é conhecido como fonte instantânea de energia, sendo recomendado para atletas, já que ajuda a melhorar o tempo de recuperação. É considerado como um hidratante natural, prevenindo a pele seca e também por diminuir a ação dos radicais livres, combate o envelhecimento precoce, assim como melhora a qualidade do sono por estimular a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem estar, sendo recomendado tomar um copo de leite com mel à noite.

Dessa forma, recomenda-se a ingestão de 10 a 25 gramas por dia de mel, podendo substituir de forma saudável o açúcar na preparação de bolos, tortas, biscoitos e outros alimentos. Pode ser consumido também com torradas, frutas, iogurtes e sucos.

Por fim, o aquecimento excessivo do mel deve ser evitado já que isso pode reduzir sua acidez e umidade, causando a desnaturação de algumas enzimas e dessa forma, causando a perda de algumas de suas propriedades benéficas. De acordo com a Anvisa, o mel deve ser aquecido no máximo até 70ºC. Por ser uma solução rica em açúcar, pode acontecer do mel se cristalizar se ficar armazenado em temperaturas abaixo da média da colmeia, que varia entre 34 e 35 graus. A solução para isso, sem perder as propriedades do alimento, é colocar a quantidade a ser utilizada de mel em um recipiente em banho-maria a 45ºC por cinco minutos.

Em Jataí você encontra mel com qualidade, boa procedência e excelentes preços na Cerrado Alimentos Naturais localizada na Rua Anhanguera, 615 – Centro. Telefone: (64) 3631-8387.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE