Além do problema de quebra na lavoura, o produtor enfrenta ainda dificuldades em comercializar o grão com os bons preços que o mesmo vem adquirindo no mercado interno.

O município de Rio Verde (GO) decretou situação de emergência nesta quinta feira (02) por conta da forte estiagem que atingiu a região e prejudicou as lavouras. De acordo com informações do Sindicato Rural da cidade, do total de 220 mil hectares de milho plantados no município, 25 mil não serão nem colhidos, já que a perda foi total.

Além do problema de quebra na lavoura, o produtor enfrenta ainda dificuldades em comercializar o grão com os bons preços que o mesmo vem adquirindo no mercado interno. A explicação para isso é que, como a produtividade esperada das lavouras de milho era inicialmente de 120 sacas/hectare, muitos agricultores venderam metade da safra no mercado futuro, com preços variando entre R$ 22 e R$ 27, porém, com a drástica queda na produção e muitos produtores colhendo cerca de 60 sacas/hectare, toda a safra já foi comercializada com estes preços.

Para tentar aproveitar esta alta no valor do grão no mercado, a colheita tem sido antecipada, já que normalmente começa em 1º de julho e com isso, surge o problema da alta umidade do milho. Muitas lavouras estão sendo colhidas com índices que variam de 25% a 30% de umidade no grão, quando o normal é 14%. Com isso, muitas empresas não estão aceitando este produto.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE