O modelo das novas placas padrão Mercosul terá fundo branco com faixa azul na parte superior, além disso, no lado esquerdo haverá o símbolo do Mercosul, no lado direito a bandeira do Brasil e na parte central, o nome do país

O novo padrão de placas para os veículos, segundo Resolução 590 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), será obrigatório a partir do dia 1º de janeiro de 2017. Tal medida é valida para carros zero quilômetro, assim como àqueles que forem transferidos de município ou de propriedade e também quando houver necessidade de substituição. O objetivo dessa mudança é facilitar a circulação e segurança entre as nações do bloco econômico e garantir a existência de um banco de dados em conjunto.

O modelo das novas placas padrão Mercosul terá fundo branco com faixa azul na parte superior, além disso, no lado esquerdo haverá o símbolo do Mercosul, no lado direito a bandeira do Brasil e na parte central, o nome do país. Outra alteração diz respeito a cor das letras e dos números nas placas, sendo a preta para veículos comuns, verde para os em teste, vermelha para comerciais, azul para oficiais e dourada para diplomáticos.

Atualmente, as placas contam com três letras e quatro números, porém, a partir dessa alteração, serão quatro letras e três números, dispostos de forma que o último caractere seja sempre numérico. Isso fará com que aumente as combinações possíveis, passando de atuais 175 milhões para mais de 450 milhões de combinações aleatórias de letras e números. Com isso, não haverá mais um padrão de letras correspondentes a um estado ou país como atualmente existe.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE