De acordo com o técnico agropecuário Marcos Balduíno, faltou chuva na lavoura durante a fase em que os grãos crescem nas vagens da planta, o período de enchimento do grão.

Depois de mais de um mês sem chuvas, produtores rurais de Jataí, região sudoeste de Goiás, estimam que produção do grão possa cair até 30% este ano.  De acordo com o técnico agropecuário Marcos Balduíno, faltou chuva na lavoura durante a fase em que os grãos crescem nas vagens da planta, o período de enchimento do grão.

“A gente pega o feijão e nota que as vagens não estão tão cheias, dá pra quantificar a partir disto. Se tivesse tido chuva normal, dava para ter enchido todos estes grãos”, afirmou o especialista.

De acordo com ele a previsão é que sejam colhidas 40 sacas de feijão por hectare nesta safra. O técnico afirma que, se não fosse o preço do produto, o rendimento da colheita de uma fazenda seria suficiente apenas para pagar os custos da produção. Segundo Balduíno, enquanto a produção caiu 30%, o valor do feijão subiu entre 30% e 40%.

“Mesmo com a competitividade menor, continua compensando por conta do preço. Ano passado a saca era comercializada em média a 130 reais, hoje ela pode chegar a 200 reais. Se não fosse isso a lavoura pagaria apenas os custos dela”, afirmou o técnico.

Fonte: G1
Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Jornalismo Portal Panorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE