woman washing hand under running

Com as temperaturas mais baixas e em ambientes fechados, há uma tendência na proliferação de bactérias e germes que provocam problemas de saúde, por isso, lavar as mãos corretamente é uma forma eficaz de manter estes microrganismos afastados.

Por estarem sempre em contato com diversas superfícies e também com a boca, nariz e olhos, as mãos são importantes vias de transmissão de doenças. Em relação ao vírus H1N1 que provoca a gripe A, a lavagem das mãos sempre é citada como uma das formas mais eficientes de evitar a transmissão do vírus e, consequentemente, da doença.

Porém, o que muita gente não sabe é que existe uma forma correta de realizar este procedimento. Não basta apenas enxaguar as mãos com água e sabão, já que para uma boa higienização é preciso seguir passos que garantam limpeza. Além disso, a lavagem das mãos sempre deve ser feita antes das refeições, após usar o banheiro, manipular alimentos crus, tossir, espirrar, tocar em animais, antes e após visitas a um doente, por exemplo.

Com as temperaturas mais baixas e em ambientes fechados, há uma tendência na proliferação de bactérias e germes que provocam problemas de saúde, por isso, lavar as mãos corretamente é uma forma eficaz de manter estes microrganismos afastados. O álcool em gel 70% também pode ser utilizado para higienizar as mãos, porém, tal prática não deve substituir a lavagem com água e sabão se as mãos estiverem com sujeira aparente ou em situações com alta contaminação, como após usar o banheiro.

A lavagem correta das mãos inclui etapas como lavar entre os dedos e suas pontas, punhos e palmas, por exemplo, já que são partes que estão constantemente em contato com objetos, alimentos, olho, boca e nariz. Ainda segundo os dermatologistas, o uso de produtos bactericidas não deve ser frequente, já que agridem a pele, devendo ser utilizados apenas em situações especiais de infecções bacterianas.

Confira abaixo um passo a passo com a maneira correta de lavar as mãos:

72ab7843-9967-42c6-a82f-94cd03cbaba1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE