Nesta terça feira (26) pela manhã, aconteceu uma reunião na sede do IBGE em Jataí com engenheiros agrônomos, agricultores e profissionais do agronegócio para discutirem sobre esta atual situação nas lavouras da região.

Com um período longo sem chuvas, uma parte das lavouras de milho safrinha no município de Jataí está com a capacidade produtiva comprometida. Com uma estiagem acima do normal para o período e que pegou muitos produtores de surpresa, já que grande parte das lavouras de milho foram semeadas mais tardiamente, devido ao atraso na colheita da soja, a cena mais comum ultimamente está sendo ver as plantações, principalmente de milho, mas também de outras culturas como feijão, com folhas retorcidas e tamanho reduzido, por conta da falta de água.

O programa “Sucesso no Campo” apresentado por Fabélia Oliveira entrevistou o advogado Leandro Amaral para falar sobre atitudes que o produtor pode tomar para se resguardar em relação à atual condição das lavouras em Jataí. De acordo com ele, a instabilidade meteorológica atual afetará a condição financeira do produtor rural. Por conta disso, o agricultor precisa tomar algumas atitudes, como obter planilhas climáticas que comprovem a estiagem, com fotos, registros pluviométricos, como também laudos diários feitos por engenheiros agrônomos que constatam que o produtor agiu da melhor forma possível em sua lavoura, porém, que por fato superveniente, não adiantou.

Feito isso, elabora-se uma ata notarial feita em cartório com todos estes documentos, que comprova as perdas na lavoura. Na época da colheita, o advogado orienta que os produtores devem guardar todos os documentos que comprovem a quantidade de grãos colhidas na área, procurando em seguida um advogado especialista na área que o orientará sobre seus direitos e quais as medidas que o mesmo poderá tomar, judicialmente ou não em relação à instituição financeira e as tradings.

Para corroborar ainda mais com a situação dos produtores rurais, o vereador Thiago Maggioni elaborou um requerimento, o qual foi aprovado na última quarta feira (20) na Câmara dos Vereadores, solicitando a decretação de Situação de Emergência pelo poder executivo, visto que a estiagem prolongada já afetou de forma significativa as lavouras de milho safrinha em Jataí. Ainda não há resposta do poder executivo municipal.

Nesta terça feira (26) pela manhã, aconteceu uma reunião na sede do IBGE em Jataí com engenheiros agrônomos, agricultores e profissionais do agronegócio para discutirem sobre esta atual situação nas lavouras da região. De acordo com os participantes, a produtividade média do milho que era estimada em 120 sacas/ha caiu quase 50% e agora está prevista em 67 sacas/ha. Na reunião, os presentes decidiram fazer um giro técnico pelas lavouras do município e de outros também para observar como está a situação do milho em diversos locais. Na ocasião discutiram ainda sobre o acionamento do seguro agrícola, medida que indeniza o produtor em caso de perdas, por exemplo.

Rosana de Carvalho
Foto: Alex Alves
Jornalismo Portal Panorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE