Rendimento das culturas está ligado às estratégias adotadas para se precaver dos riscos climáticos e a correta adubação em campo

O clima exerce importante papel na agropecuária, podendo afetar de forma positiva ou negativa os resultados que são alcançados em campo. Em todas as fases de produção das culturas, os fatores climáticos são avaliados para identificar a pluviosidade média, período de escassez de água, veranicos, entre outros. Na avaliação de Marco Araújo, que ministrou palestra no auditório 1 da TECNOSHOW COMIGO, em Rio Verde (GO), o produtor precisa acompanhar constantemente tudo o que está ligado ao tema, porque as mudanças climáticas têm alterado as temperaturas médias e a regularidade das chuvas, deixando os veranicos cada vez mais frequente e severos.

Por causa dessas incertezas que prejudicam a qualidade do solo, uma das fases que requer atenção – até mesmo para garantir a germinação e o crescimento da planta – é a adubação. “A planta requer água, luz e nutrientes para produzir. Então, o agricultor não pode, de forma alguma, desprezar qualquer etapa, inclusive a de adubação”, destacou. Segundo Marcos, a aplicação de Cálcio (Ca) e Enxofre (S) deve ser periódica para manter o sistema sempre suprido e formar o perfil do solo. “Não pode aplicar em um ano e ficar cinco anos sem aplicação. Isso deve ser constante”, enfatizou.

Efeito clima e temperatura
No caso da soja, por exemplo, o palestrante reforçou que é possível produzir com sustentabilidade, mitigando os riscos climáticos e construindo o perfil do solo com produtividade consistente, por meio da correta adubação. Mas de acordo com ele, é preciso acompanhar as condições de temperatura. O ideal para a cultura gira em torno de 20ºC a 30ºC. Quando está abaixo de 10ºC, a soja não cresce e a 40ºC há distúrbio de floração. Já acima de 43ºC não ocorre a fotossíntese. “Tudo isso pode comprometer o ciclo da semeadura”, garantiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE