Muitas pessoas já possuem o hábito de se organizar para não se atolar em dívidas e passar por dificuldades, no entanto, outras ainda não possuem este hábito ou acabaram de entrar no mercado de trabalho e não tem muita experiência.

Cuidar de forma correta do próprio dinheiro, anotar todos os gastos, gerenciar investimentos e fazer a grana render até o final do mês pode ser um desafio para muitas pessoas e exige muita dedicação.

Muitas pessoas já possuem o hábito de se organizar para não se atolar em dívidas e passar por dificuldades, no entanto, outras ainda não possuem este hábito ou acabaram de entrar no mercado de trabalho e não tem muita experiência.

Devido a isso, algumas dicas foram preparadas a fim de incentivar a criação do hábito de organizar a vida financeira e começar essa fase com o pé direito. Confira:

Quanto eu ganho e quanto eu posso gastar?

De início essa parece ser uma dica boba que todo mundo já conhece, no entanto muita gente não leva isso a sério. A prova disso são as dívidas no cartão e a falta de recursos para pagar todas as contas.

Se você conhece alguém que já se desequilibrou financeiramente alguma vez, provavelmente ela não levou essa dica a sério. Pois quando você sabe o quanto pode gastar, jamais você vai ultrapassar esse valor e estourar o orçamento. A não ser, claro, que aconteça alguma eventualidade que lhe exija um gasto fora do previsto.

Um método para controlar tudo

A segunda coisa necessária a fazer, é ter uma ferramenta capaz de auxiliar no controle dos gastos.

É recomendado utilizar uma planilha de Excel no computador, já que ela faz todos os cálculos e apresenta todos os dados organizados. Para quem não possui o hábito de usar o computador, o método básico de anotar os gastos em um caderno ou agenda é ideal. O importante é ter uma forma de saber para onde foi todo o seu dinheiro.

Separe o dinheiro

Para fazer o salário render até o fim do mês é necessário separar o dinheiro. É uma dica muito simples, mas que funciona demais.

Tenha planos para o seu dinheiro

Ter o próprio dinheiro é uma sensação maravilhosa. Deixar de fazer empréstimos e começar tomar as próprias decisões é um grande passo para a independência de quem está começando agora e um alívio para quem já sabe o quanto é desvantajoso dever mais do que se pode pagar. Aparentemente poder comprar parece bem legal, porém na prática isso pode não ser tão vantajoso assim. Há pessoas que vivem alguns bons anos de suas vidas apenas comprando e no final das contas não conquistam nada. Ter roupas, o celular e o carro da moda são coisas possíveis de ter sim. Mas não compensa viver só para isso. Também é necessário ter planos, investir o dinheiro, economizar para um investimento maior, fazer viagens e usando a dica de separar o dinheiro é possível fazer um pouco de cada coisa. Gastar com coisas legais sem exagero e também ter planos mais sólidos para o próprio orçamento.

Nayara Borges
Jornalismo Site Panorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE