A partir do anis-estrelado é produzido o fármaco mais desejado do momento, capaz de travar a progressão da gripe H1N1 e no passado a aviária, o H5N1.

Atualmente um dos medicamentos mais procurados para combater os sintomas da gripe causada pelo vírus H1N1 é o Tamiflu, provido da planta anis-estrelado, produzida extensivamente na China e no Vietnã, mas consumida e em encontrada em todo o mundo.

O anis-estrelado é uma especiaria de uma árvore que chega a ter mais de 8 metros de altura, folhas largas de um verde forte com flores de cor amarela e frutos com formato de estrela contendo uma pequena semente no interior de cada ponta da estrela. A planta possui um aroma forte que tem um efeito estimulante sobre várias enzimas digestivas e também promove a produção de saliva. As enzimas digestivas são úteis na desintegração das partículas de alimentos que ajudam no processo de digestão.

Um dos principais benefícios da especiaria é que a mesma oferece o princípio ativo que está sendo largamente utilizado nos últimos meses devido à frequente onda de gripe que tem se alastrado por várias regiões.

O fruto em forma de estrela é a parte utilizada para extrair o ácido xiquímico, material de partida para síntese do oseltamivir, conhecido comercialmente como Tamiflu. A partir do anis-estrelado é produzido o fármaco mais desejado do momento, capaz de travar a progressão da  gripe H1N1 e também da aviária, o H5N1. É importante destacar que o medicamento propriamente dito, o Tamiflu (carboxilato de oseltamivir) inibe a neuraminidase do vírus da gripe de ambos os tipos: Influenza A e B. A atividade da enzima viral, neuraminidase, é importante tanto para a entrada do vírus em células não infectadas quanto para a liberação de partículas virais.

Os benefícios do fruto se expandem para além de evitar gripes, ajudando em casos de cólicas, gastrites, enterites, gases, espasmos gastrintestinais, tosse, bronquite, como efeito calmante e expectorante.

Para fazer o seu chá, é necessário realizar a infusão de uma colher de anis-estrelado e adicioná-la a um litro de água. Espere levantar fervura e desligue o fogo logo após. Abafe a mistura por dez minutos e beba. Lembre-se de que para melhor efeito é interessante que se tome de duas a três xícaras ao dia.

Em casos de mau hálito, também é eficaz que se chupe o anis-estrelado. Além de melhorar a saúde do sistema digestivo, auxilia no combate deste mal.

Em Jataí, o anis-estrelado é encontrado com exclusividade na loja Cerrado Alimentos Naturais.

CERRADO ALIMENTOS NATURAIS
(64) 3631-8387
cerrado.jti@hotmail.com
Rua Anhanguera, 615 – centro Jataí/Goiás

Nayara Borges / Foto: Alex Alves
Jornalismo Site Panorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE