Cansados de tentarem fazer peixe grelhado e ele agarrar todo no fundo da panela? Aprenda dicas preciosas de como fazer um filé de peixe grelhado perfeito!

camarao e ciaFilé de peixe grelhado é sempre uma ótima opção de alimentação saudável e está em quase todos os cardápios de dietas.

A grande questão é como prepará-lo em casa e sem dificuldades. Quem já tentou fazer, com certeza já encontrou alguns contratempos que não imaginava. Então vamos dar algumas dicas úteis para fazer seu peixe sem que ele agarre todo na panela, ou que ele não desmanche ao virar.

Grelhar um peixe, em tese, não teria nenhum segredo, seria colocá-lo com um tempero de sal e limão numa panela sem óleo, virar de um lado para o outro e estaria pronto. Mas sabemos que os segredos para isso dar certo não são contados.

O segredo para o filé ficar como de um verdadeiro chef de cozinha é começar pela escolha do peixe. Opte por filés frescos de tilápia (San Peter), badejo, salmão ou merluza. Usar peixes com a pele é uma ótima dica também para garantir que o ele não agarre todo na panela e fique despedaçado.

Outro ponto importante é temperar com sal e limão apenas. Quando colocamos muitos tipos de tempero, o sabor do peixe some e fica só o gosto do tempero utilizado. E para quem gosta de pimenta também pode colocar um pouco. Deixe para colocar tempero em algum molho para acompanhar.

A maioria das pessoas acabam recorrendo ao azeite e à farinha para garantir que o peixe vai ficar inteiro na panela. Caso você não se importe tanto com consumo de óleos e não é celíaco e pode comer farinha, faça desta forma. Forre o fundo da panela com azeite e passe os filés em um pouco de farinha de trigo para dar uma selada. Essa casquinha crocante vai garantir que o peixe não se desfaça ao virar.

Há também a opção de envolver os filés em um papel alumínio e colocar no forno ou no grill, mas desta forma o peixe vai mais assar que grelhar. Mas mesmo assim ainda fica muito gostoso.

Quem quer um peixe grelhado bem light, sem óleo, sem farinha, deve usar uma chapa ou uma frigideira antiaderente muito boa, sem arranhões. Mas pincelar um fio de azeite apenas para untar a frigideira não faz mal à dieta alguma!

Nossa equipe preparou e testou a seguinte receita:

Ingredientes

  • Filé de tilápia limpo
  • azeite
  • limão
  • sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de Fazer

O ideal é temperar os peixes imediatamente antes de levar à frigideira para que ele não fique marinando no tempero e correndo o risco de cozinhar e desfazer. Então, ligue a frigideira antiaderente no fogo, pincele um fio de azeite por ela toda e deixe a panela esquentando.

Enquanto a panela esquenta, esprema limões sobre o peixe, salpique sal e pimenta do reino a gosto.

Leve os filés de dois em dois à panela, se ele tiver pele, coloque a parte com a pele para baixo. Deixe cerca de quatro minutos até que possa virar. Para isso, use uma espátula grande e pegue o peixe por baixo.

Depois de virar, deixe-o por menos tempo, cerca de três minutos.

Peixes ficam prontos muito rápido e é possível que apenas virando uma vez de cada lado seja o suficiente para cozinhar totalmente. Certifique-se que está pronto quando ele estiver mais tenro, mais firme. O tempo pode variar com o tamanho e espessura dos filés.

Para fazer mais passe um papel toalha na panela para limpar e pincele novamente com azeite e tempere mais peixes e repita a operação.

Dica: Sirva com arroz branco e legumes no vapor.

Para comprar peixes, inclusive filés de tilápia e frutos do mar com qualidade o local ideal é a Camarão & Cia (por WhatsApp: 9613-1671 ou ligue: 9642-2758)

Receitas e Dietas / Foto: Vânia Santana – Site PaNoRaMa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE