O Ministério da Saúde anunciou na última semana, por meio da Nota Informativa nº 149, alterações no calendário de vacinação para o ano de 2016. As mudanças afetam bebês e meninas até 14 anos.

O Ministério da Saúde anunciou na última semana, por meio da Nota Informativa nº 149, alterações no calendário de vacinação para o ano de 2016. As mudanças afetam bebês e meninas até 14 anos.

Dessa forma, o esquema de vacinação contra HPV, pólio, meningite e pneumonia, por exemplo, foi alterado para garantir, segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, Antônio Nardi, melhor atualização na indicação das vacinas, além de ser um processo rotineiro motivado pela alteração epidemiológica do país.

Neste contexto, destaca a vacina contra a hepatite B, já que sua oferta será ampliada à população, independentemente de idade ou condições de vulnerabilidade. Isso porque, com o aumento da expectativa e da qualidade de vida da população idosa, com atividade sexual em ascensão, aumenta-se também o risco de contaminação por doenças sexualmente transmissíveis.

Confira abaixo as principais mudanças:

HPV
Como era: 2 doses para meninas de 9 a 13 anos com intervalo de 6 meses; 3ª dose 5 anos depois.
Como fica: 2 doses com intervalo de 6 meses para meninas de 9 a 13 anos.

Poliomielite
Como era: injeção aos 2 e 4 meses e gotinha aos 6 meses. 2 doses de reforço aos 15 meses e aos 4 anos (ambas de gotinha).
Como fica: muda somente que a 3ª dose passa ser a injetável.

Pneumonia
Como era: 3 doses  (2, 4 e 6 meses de idade) e reforço entre 12 e 15 meses.
Como fica: 2 doses – aos 2 e 4 meses e um reforço aos 12 meses.

Meningite
Como era: 2 doses, aos 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 15 meses.
Como fica:2 doses, aos 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 12 meses.

Vale ressaltar que para quem já tomou alguma das doses, basta seguir o novo esquema de agora em diante. Já no caso da pólio, quem tomou a 3ª dose por gotinha está dispensado de tomar a injetável.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE