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Atualmente, embora as pessoas saibam da importância de realizar alongamentos sempre antes e depois de quaisquer atividades físicas, grande maioria destas ainda deixam o exercício de lado por preguiça.

O alongamento é uma atividade voltada para aumentar a flexibilidade muscular, a qual tem a função de promover o estiramento das fibras musculares, que aumentarão o seu comprimento. O mais importante resultado dos alongamentos é o aumento da flexibilidade do corpo, que se trata da maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação. Ou seja, quanto mais alongado o músculo, maior será a movimentação da articulação comandada pelo mesmo e consequentemente, maior a sua flexibilidade.

É fundamental a realização de alongamentos antes e depois de atividades como corridas, andar de bicicleta, nadar, jogar tênis, subir escadas, musculação, entre outros exercícios desgastantes, já que estes promovem tensões e inflexibilidade. Além disso, a prática evita muitas lesões, como distensões e inflamações.

Independentemente da idade ou flexibilidade, qualquer tipo de pessoa pode praticar alongamentos, até mesmo aquelas pessoas que possuem algum problema específico, não sendo necessário possuir grande condição física ou habilidades atléticas.

No início, principalmente em pessoas sedentárias realizar alongamentos não é tarefa fácil, já que existe uma grande dificuldade e dor durante os exercícios, porém depois de algum tempo realizando o exercício regularmente, os movimentos se tornam mais fáceis e gostosos de se realizar.

Veja a seguir alguns benefícios e efeitos do alongamento:

  • Diminuição de tensões musculares
  • Relaxamento
  • Benefícios para a coordenação, já que os movimentos se tornam mais soltos e ágeis
  • Aumento do arco de maleabilidade
  • Previne lesões
  • Facilita atividades desgastantes
  • Desenvolvimento da consciência corporal na medida em que a pessoa focaliza a parte do corpo que está sendo alongada
  • Ativação da circulação
  • Proporciona aquecimento corporal, já que eleva a temperatura do corpo
  • Contribui para liberação dos movimentos bloqueados por tensões emocionais

É importante destacar que a regularidade e o relaxamento são os pontos mais importantes para o alongamento, que deve ser realizado lentamente e sem tensionamento, evitando balanceios já que estes enrijecem o músculo a ser alongado. É fundamental assumir e sustentar uma posição confortável, sendo em pé, sentado ou deitado, relaxando o músculo e permanecendo na posição escolhida de 10 a 30 segundos, não segurando a respiração, mas mantendo-a de forma lenta e controlada.

Nayara Borges
Jornalismo Portal Panorama

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