Na última semana, foi publicada no Diário Oficial da União pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) uma resolução que torna obrigatório o uso de simuladores em todos os estados da federação a partir de 31 de dezembro deste ano. De acordo com o Contran, tal decisão corrobora o pedido do DETRAN de muitos estados, já que até o momento, apenas Rio Grande do Sul, Acre, Paraíba e Alagoas exigiam esta etapa para quem fosse tirar a CNH.

A partir desta segunda-feira, dia 8, é obrigatório o uso do simulador de direção veicular nos Centro de Formação de Condutores (CFC’s) em Goiás. A Resolução 543/2015 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), deu prazo até o dia 31 de dezembro de 2016 para que a exigência fosse implantada, mas em Goiás os CFC’s entraram com uma liminar para o não uso do simulador que até então estava vigorando. O Denatran entrou com recurso e essa liminar caiu, passando a ser obrigatório o uso do simulador em Goiás.

Dessa forma, todos aqueles que forem tirar a carteira de motorista pela primeira vez ou que precisarem alterar a categoria da sua CNH deverão fazer pelo menos cinco horas/aula em um simulador. Durante este tempo, ao menos uma dessas horas/aula deverá ser em um contexto noturno. Além disso, esta etapa será feita após o curso teórico e antes das aulas práticas.

Ressalta-se que no momento, a obrigatoriedade recai apenas para quem quiser ser habilitado na categoria B (carros de passeio). Porém, mais adiante, candidatos a habilitações de veículos comerciais, caminhões, motos e ônibus, também deverão realizar estas aulas em simuladores.

Publicado em 28/07/2015
Revisado em 09/01/2018

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE