Filha de chef de cozinha, jovem mudou hábitos devido ao risco de doença. Ela perdeu 24 kg e reduziu de 50% para 20% o percentual de gordura.
Atualmente, Neyla malha pelo menos três vezes por semana (Foto: Arquivo Pessoal)
Atualmente, Neyla malha pelo menos três vezes por semana (Foto: Arquivo Pessoal)

A publicitária Neyla Nery de Souza, de 27 anos, luta contra o excesso de peso desde criança. Moradora de Goiânia, ela decidiu levar a batalha a sério há quase dois anos, quando chegou aos 89 kg e se viu prestes a ficar doente. Com dieta e prática de atividades físicas, ela eliminou 24 kg e reduziu de 50% para 20% sua taxa de gordura. A jovem compartilhou sua vitória nas redes sociais e se tornou inspiração para pessoas obesas.

“Muita gente me procura e diz que eu sou a fonte de inspiração. Outro dia, me falaram assim: ‘Eu ia comer um chocolate, mas lembrei da sua foto e não comi”, conta a publicitária.

Para Neyla, poder ajudar pessoas a conquistar seus objetivos é gratificante. “Se eu consegui, você também consegue. Quando a gente tem empenho e se dedica para isso, o resultado não tem como ser outro, mas tem que se dedicar de verdade, é pular de cabeça”, pondera.

A publicitária conta que enfrentar todas as dificuldades pelo seu objetivo trouxe benefícios imensuráveis. “Se eu conquistei isso, por que não vou conseguir outras coisas? Emagrecer com saúde é uma vitória que a gente leva para todos os âmbitos da vida, profissional e familiar”, afirma a jovem.

Por causa do excesso de peso, Neyla conta que sofreu várias situações de preconceito desde a infância, mas superou. “Todos em casa são magros, já me perguntaram se eu era adotada. Quando eu era criança eu sofria mais, várias vezes chegava em casa chorando por causa de uma brincadeira de mal gosto, feita até mesmo dentro da família”, recorda-se.

Neyla afirma que as brincadeiras passaram a incomodar menos depois que amadureceu. Além disso, ela tinha a consciência de que estava obesa por comer demasiadamente.

Desafios
Antes de decidir mudar seus hábitos, ela fez dietas da moda e, inclusive, tomou remédios. “Foi bom na época, mas quando você para de tomar o medicamento ou com a dieta, você engorda mais rápido ainda. Não adianta”, critica.

O caminho para ter o corpo ideal não foi fácil. Filha de chef de cozinha, Neyla sempre teve fartura em casa, além de ser apaixonada por comer. Com a orientação de um nutrólogo e de um nutricionista, ela passou a alterar os hábitos alimentares em agosto de 2013.

Para emagrecer, teve que abrir mão da quantidade e da frequência em que comia, principalmente quando se trata de seus pratos preferidos, como arroz com linguiça. Neyla, que não comia nem alface, também teve de incluir saladas no cardápio.

“Os primeiros dias são os mais difíceis, mas são os que mais são válidos. Com duas ou três semanas, o corpo acostuma, você começa a ver resultado e se anima”, relata.

O apoio da família e do namorado foram “imprescindíveis” para a publicitária. Ela conta que tentou não alterar a rotina deles, mas nem sempre foi possível. Quando saía para algum restaurante com o namorado, por exemplo, ele deixou os petiscos e optou por comer o mesmo que ela.

De acordo com a publicitária, ela mantém as mudanças e, inclusive, gosta do hábito saudável: “Foi uma educação alimentar mesmo. Não é uma dieta restrita, dá para aliar com a minha rotina. Aprendi a lidar, não com a ausência, mas a comer menos, a me controlar”.

A prática de exercícios também foi fundamental para o processo. Com o acompanhamento de um personal trainer, ela passou a se exercitar de três a seis vezes por semana. Além disso, intensificou os treinos de musculação e a ergometria. “Meu desempenho melhorou para tudo. Antes, eu subia um lance de escadas e já ficava sem fôlego, tinha que parar para me recuperar”, conta.

Neyla se diz “emocionada” ao olhar para trás e ver o que conquistou. Agora, ela tem um novo desafio: manter o peso e o percentual de gordura. “Perder é difícil, mas manter isso para o resto de sua vida eu acho que é o grande desafio. Mas eu vou conseguir”, conclui.

Na primeira imagem, Neyla com 89 kg e, na segunda, com 65 kg (Foto: Arquivo Pessoal)
Na primeira imagem, Neyla com 89 kg e, na segunda, com 65 kg (Foto: Arquivo Pessoal)

Do G1 Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE