O acúmulo da placa bacteriana pode provocar cárie e gengivite, ou seja, usar o fio dental diariamente é altamente recomendável.

Ao usar corretamente o fio dental, é possível remover a placa bacteriana e os alimentos nos lugares em que a escova não consegue chegar facilmente, que geralmente é sob a gengiva e entre os dentes.

O acúmulo da placa bacteriana pode provocar cárie e gengivite, ou seja, usar o fio dental diariamente é altamente recomendável.

Para aproveitar ao máximo o uso do fio dental é importante seguir algumas técnicas, confira:

– Enrole aproximadamente 40 centímetros do fio ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dedos.

– Segurando o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes.

– Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Nunca force o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou machucar o frágil tecido gengival.

– Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo.

– Para remover o fio, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes.

Existem no mercado fios dentais de nylon, encerados ou não, com uma grande variedade de sabores. Como esse tipo de fio é composto de muitas fibras de nylon, ele pode, às vezes, rasgar ou desfiar, especialmente se os dentes forem muito juntos. Embora mais caro, o fio de filamento único desliza facilmente entre os dentes, mesmo com pouco espaço, e não se rompe. Usados de maneira adequada os dois tipos de fio removem a placa bacteriana e os resíduos de alimentos.

Nayara Borges – Site PaNoRaMa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE