Esta é uma forma de ajudar os animais necessitados a fim de que os mesmos encontrem um lar, com pessoas responsáveis que irão proporcionar-lhes amor e tudo o mais que estas criações necessitarem.

Como grande parcela da população Jataiense está a par, hoje, existe uma comunidade no Facebook denominada “Adote Animais Jataí”. Esta por sua vez, foi aberta exclusivamente para divulgação de animais para adoção, podendo estes ser animais de rua ou animais que precisam ser doados por alguém que não tem condições de cuidar. Esta é uma forma de ajudar os animais necessitados a fim de que os mesmos encontrem um lar, com pessoas responsáveis que irão proporcionar-lhes amor e tudo o mais que estas criações necessitarem.

Além disso, a página tem a função de ajudar animais que estão na rua precisando ser resgatados com urgência, com algum problema como doença ou simplesmente abandonados, para que estes encontrem um lar, ainda que temporário.

No entanto, conversando com a administradora da página, Quéssia Munielli, a mesma comenta sobre o descaso em relação a estes animais que tanto precisam de ajuda e de alguém que esteja realmente disposto a lhes proporcionar amor.

Segundo Quéssia, o que mais vem ocorrendo é a adoção sem responsabilidade por parte de pessoas que não estão realmente aptas ou interessadas em ajudar. São pessoas que adotam animais por impulso sem analisar se será de fato possível cria-los e ajuda-los, o que quando não pensado acaba causando transtornos futuramente.

Outro fato importante e descoberto há pouco tempo pela administradora da página, é a questão do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) que não recolhe mais nem mesmo os cães de rua que se encontram em estado terminal.

“Agora recolhem apenas animais portadores de alguma doença contagiosa a humanos, sejam estes de rua ou que tenham dono. Há um mês liguei no CCZ pedindo ajuda, pois encontrei um cão em fase terminal com Cinomose na porta da minha casa, solicitei que eles viessem busca-lo já que a doença não tem cura e então me disseram isso”, conta a administradora da página, Quéssia Munielli.

De acordo com informações aleatórias da comunidade de Jataí, o descaso e enrolação do CCZ em relação a este, entre outros pontos relacionados aos animais têm sido frequentes e sem soluções.

De acordo com a administradora, outro fato a ser ressaltado é a questão quanto a maus tratos a animais domésticos, muitas vezes por parte de seus próprios donos. Segunda ela, quando qualquer pessoa se deparar com maus tratos, esta deve denunciar para alguma providência seja tomada rapidamente.

“Muita gente não sabe, mas o local para denúncia é a Secretaria do Meio Ambiente. Não tenho conhecimento do pessoal, mas já denunciei lá e deu certo. Além de denunciar, as pessoas devem se expor. Um dia fui à casa de uma senhora em questão, que praticava maus tratos ao seu animal e sonegava alimento e água, então fui bastante clara com ela e a denunciei. A promotora Keila do Fórum também me deu apoio e inclusive me informou que não existe abrigo para estes animais que ficaram, ficam ou podem vir a ficar sem seus donos após a denúncia, portanto se a senhora não cessasse os maus tratos eu teria que ficar com o cão. Ainda fui informada pela promotora que existe um projeto de construir um abrigo para estes animais necessitados, portanto um terreno ainda não foi disponibilizado pela prefeitura”, informou Quéssia.

A administradora ressalta ainda que é possível melhorar o quadro em relação aos animais necessitados se cada um fizer sua parte (mesmo que pequena). Lembrando que: o apoio e atitude de cada um, seja adotando com responsabilidade, tomando providências, denunciando ou fornecendo um lar temporário, é de tamanha importância.

 “Vamos ajudar o máximo que pudermos porque sabemos que não tem como ajudar a todos, mas com a divulgação com certeza outra pessoa poderá ajudar se estiver ao seu alcance”, destaca a administradora.

Se você tem vontade ajudar estes animais, mande fotos de seus animais para adoção ou de animais que estão na rua precisando ser resgatados para o e-mail quessiatorres@gmail.com que os anúncios serão publicados pela administradora na página. Mande também a foto de seu animalzinho para ser postado no álbum dos bichos de estimação dos participantes da fanpage.

Fanpage Facebook: Adote Animais Jataí https://www.facebook.com/AdoteAnimaisJatai/timeline

E-mail: quessiatorres@gmail.com

Para realizar denuncias quanto aos maus tratos, entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente:
Endereço:
Av. 31 de Maio, Nº 1042, Setor Epaminondas
CEP: 75.805-150
Telefone: (64) 3632 – 4099 / (64) 3632 – 4058
E-mail: meioambiente@jatai.go.gov.br

OBS: Esta matéria foi indicada pela Quéssia Munielli, Administradora da Fanpage “Adote Animais Jataí”. O Site PaNoRaMa agradece a sua contribuição. Se você também tiver alguma matéria, assunto ou sugestão para nos indicar, fique à vontade e entre em contato com a equipe PaNoRaMa pelo e-mail: redacao@pn7.com.br . 

Nayara Borges – Site PaNoRaMa

1 thought on ““Adote Animais Jataí” fala sobre descaso quanto a animais necessitados

  1. no aeroporto municipal foi abandonada uma cadela de porte grade, a mesma foi atropelada e estar precisado, de um lar e de cuidados,pois quebrou a perna ela e linda pena que não tem espaço em casa se não levaria pra mim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE