A cada ano centenas de cães e gatos são adquiridos como animais de companhia, passando a fazer parte e a conviverem intimamente com a família. Porém, outras centenas de animais são abandonados e mortos em razão da quebra do vínculo entre homem-animal, tendo como principal causa o comportamento indesejado ou alterado desses animais.
Agressões promovidas por cães e gatos é um grave problema de saúde pública, que levam milhares de pessoas, anualmente, aos atendimentos de emergência ou postos de saúde da cidade, podendo, em alguns casos, levar à morte. Inúmeras são as causas que levam um cão ou gato a agredirem o ser humano, mas a principal delas é o desconhecimento do comportamento e das necessidades físicas e mentais dessas espécies.A cada ano centenas de cães e gatos são adquiridos como animais de companhia, passando a fazer parte e a conviverem intimamente com a família. Porém, outras centenas de animais são abandonados e mortos em razão da quebra do vínculo entre homem-animal, tendo como principal causa o comportamento indesejado ou alterado desses animais.

Embora domesticados a milhares de anos, os cães e gatos apresentam comportamentos e necessidades inerentes a cada espécie, sendo necessário entendê-las cada vez mais a fim de obter uma convivência harmoniosa. Com isto, o NVEAS através do Centro de Controle de Zoonoses trará neste mês de outubro, mês da Campanha Contra Raiva Animal, algumas orientações e informações sobre as causas das mordeduras, e outros agravos decorrentes da relação homem-animal de companhia e a prevenção desse problema, lembrando que o comportamento desses animais é produto de sua própria natureza, dos hábitos adquiridos por sua domesticação e da consciência que o ser humano deve ter da sua responsabilidade, moral e legal, por ele assumida quando os traz para o seu convívio.

Centro de Controle de Zoonoses (3636-1016)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE