Mesmo com a greve dos bancários de instituições públicas e privadas, o consumidor não deixa de ter a obrigação de pagar suas contas em dia. Para isso, vários canais com a finalidade de realizar tais transações financeiras são disponibilizados, como por exemplo, a internet, banco por telefone, aplicativo do banco no celular, caixas eletrônicos e rede 24 horas, que ficam disponíveis em supermercados, aeroportos, shoppings, lojas e centro comerciais, além dos correspondentes, que são as casas lotéricas, agência dos Correios, redes de Supermercado, entre outros estabelecimentos privados.
Em casos de pagamento de boletos, o Procon orienta que os consumidores entrem em contato com as empresas que emitiram as faturas para pedir outras opções de pagamento. O comparecimento à sede da empresa e o pagamento em lotéricas ou pela internet também são opções.
De acordo com o Procon o consumidor deve documentar o pedido das faturas feito às empresas, enviando um e-mail ou anotando o número do protocolo de atendimento telefônico. Esse comprovante tem a finalidade de evitar que o consumidor tenha de arcar com multas e outros encargos por atraso no pagamento, caso a empresa não atenda ao seu pedido. Caso a empresa forneça ao consumidor outra opção de pagamento e, mesmo assim, a fatura não for quitada em dia, o consumidor poderá pagar multas e encargos.
É importante ressaltar que alguns pagamentos podem ser realizados com cheque, cartão e Débito Direto Autorizado (DDA).
Os caixas eletrônicos que estão dentro das agências bancárias funcionam até às 22 horas. Em locais de grande circulação, como em lojas de conveniência, funcionam em 24 horas. Os saques noturnos são limitados a R$ 300,00, e o valor para saque diurno varia conforme o banco. Os serviços disponíveis são: pagamento de contas não vencidas; agendamento de pagamentos e DOC; pagamento de cartão de crédito; saques; retirada de folha de cheque; depósitos em dinheiro ou cheque; consulta e retirada de saldo/extrato; transferências; saques de benefícios sociais (INSS, PIS/Abono Salarial, FGTS, etc.); bloqueio do cartão; empréstimo pessoal (CDC); resgate de investimento e solicitação de débito automático.
Os correspondentes são lugares alternativos aos bancos, como supermercados, casas lotéricas e postos dos Correios. Os serviços disponíveis são: pagamento de água, luz, telefone – com ou sem fatura, tributos municipais e estaduais, boletos de bancos, carnês, INSS/GPS, FGTS-GRF/GRRF/GRDE (com código de barras), e de contribuição sindical (em dinheiro). Também é possível sacar dinheiro e benefícios (Bolsa Família, INSS; FGTS, Seguro Desemprego, PIS – limitado à R$ 1 mil ou três transações diárias). Há também a opção de depositar em conta corrente ou conta poupança, também com limite de R$ 1 mil ou três transações diárias.
Nos estabelecimentos correspondentes também há serviços de consulta de saldos e extratos, entrega de propostas de cartão de crédito, conta corrente, cheque especial e empréstimo por consignação para aposentados, pensionistas do INSS, empregados de empresas conveniadas e recarga de celular pré-pago.
Já os serviços de banco pela internet que estão disponíveis são: saldo; extrato; lançamentos futuros; extrato de compras com cartões de débito; informe de rendimentos; investimento; poupança; aplicações e transações agendadas; Débito Direto Autorizado (DDA); agendamento de pagamento de contas (água, luz, telefone e gás); bloqueio de cobrança; DARF / DARF Simples; DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional; GFIP – FGTS; GPS – INSS; IPVA; DPVAT; IPTU/ISS; GRCS; ISS; licenciamento de veículos; e recarga de celular. Entre outros bancos; TED e DOC eletrônico. Solicitação e desbloqueio de talão de cheques; solicitação; consulta e cancelamento de débito automático; empréstimos e outros.
Para ter acesso ao serviço de Banco por aplicativo no Smartphone, o cliente deve baixar o aplicativo da instituição diretamente no celular, a partir do site do banco e das lojas virtuais de aplicativos. O serviço varia de acordo com cada instituição. São eles: consultar saldos, verificar extratos, contas de investimentos, home broker (compra e venda de ações) e pagar títulos via Débito Direto Autorizado (DDA).
Todos os bancos oferecem um serviço telefônico por meio do qual o cliente pode tirar dúvidas sobre serviços e realizar transações financeiras. Entre os serviços disponíveis estão o pagamento de boleto a vencer da mesma instituição e de outras, pagamento de conta de consumo (água, luz, telefone, gás) e pagamento de imposto e taxas. Além da consulta de saldo, fatura do cartão de crédito, entre outros.
Nayara Borges / Foto: Arquivo Pn7 – Site PaNoRaMa