Todos já devem ter ouvido ao menos uma vez na vida que o refrigerante faz mal à saúde. No entanto, muitos não sabem o porquê, e o que a bebida pode ocasionar ao corpo no decorrer do tempo, principalmente quando consumida em excesso.

O refrigerante é considerado a segunda bebida mais consumida no mundo (ficando atrás apenas da água) e muitas pessoas, mesmo sabendo seus malefícios não conseguem eliminá-lo de vez de sua rotina.

Além do seu alto teor de açúcar que eleva também o valor calórico da bebida, compostos presentes nos refrigerantes como o sódio, corantes, acidulantes e conservantes, podem apresentar sérios riscos à saúde do indivíduo a médio e em longo prazo.

Entre os principais malefícios dos refrigerantes estão:

  • Enfraquecimento dos ossos, cabelos, unhas e dentes;
  • A grande quantidade de açúcar facilita o ganho de peso e contribui para o aumento de diabetes;
  • O sal favorece na retenção de líquidos, o que além de elevar o peso, deixa barriga estufada e as pernas e membros inferiores visivelmente inchados.
  • Causa celulite;
  • Desconforto gástrico;
  • Comprometimento do trato gastro intestinal;
  • Tanto o diet, light ou zero, todos fazem mal, pois contem fosfato ou ácido fosfórico, que é uma substância que dá o sabor a bebida e consequentemente acelera o envelhecimento;
  • Quando consumido em excesso pode levar a problemas cardíacos e renais, perda muscular e osteoporose;
  • Pode causar câncer;

Apesar de muitas pessoas acreditarem que refrigerantes diet, light ou zero são menos agressivos, os mesmos são tão prejudiciais quanto os outros. Embora o teor de açúcar seja reduzido no caso do light, eliminado no zero e o valor calórico dos dois ser bem menor do que o refrigerante normal, os mesmos contam com uma quantidade de sódio muito maior em sua composição, o que colabora para a retenção de líquido e aumento da pressão arterial.

Para quem não consegue eliminar o refrigerante da alimentação, o ideal seria incluir diariamente na alimentação muita água pura e sucos de frutas e folhas.

Nayara Borges – Site PaNoRaMa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE