O uso inadequado de um tênis para cada tipo de esporte pode provocar lesões e outros problemas ortopédicos. Se o sapato não tiver um bom amortecimento pode provocar uma sobrecarga nas articulações do joelho e do quadril

academiaMuitas vezes, quando vamos praticar uma atividade física, nos preocupamos apenas com as roupas e nos esquecemos do tênis, que é tão importante quanto o uso de um vestuário adequado. Dessa forma, até mesmo o biótipo de cada pessoa e o nível de intensidade da atividade física também influenciam na escolha do tênis correto.

O uso inadequado de um tênis para cada tipo de esporte pode provocar lesões e outros problemas ortopédicos. Se o sapato não tiver um bom amortecimento pode provocar uma sobrecarga nas articulações do joelho e do quadril, levando a problemas mais sérios na coluna vertebral. Por conta destes e vários outros problemas, como desgastes do menisco e dos ossos do pé, para cada tipo de pisada há um tênis específico.

Para a pisada pronada, que é mais para dentro, o correto é o uso de tênis específico para controle da passada, evitando torções e desgastes do calçado. São mais indicados modelos com amortecimento por toda a sola de maneira uniforme, distribuindo o impacto das pisadas.

Já para a pisada neutra ou comum, que é a natural da maioria das pessoas, o mais indicado seria um tênis com bom equilíbrio e estabilidade, com tecnologia para diminuir o tempo de cada passada, diminuindo também o impacto.

Por fim, para aqueles que possuem a pisada supinada, mais para fora, o adequado é utilizar tênis com amortecimento diferenciado, absorvendo impactos de maneira rápida.

Agora, levando em consideração cada tipo de esporte, existem também os tênis mais indicados. Por exemplo, para corrida, o tênis deve ter bom sistema de ventilação e ser leve. Aqueles que possuem amortecedores dianteiros são melhores, pois absorvem o impacto dos membros inferiores. Para academia, os mais indicados são aqueles que promovem mais conforto e proporcionam também mais estabilidade. Da mesma forma daqueles utilizados em corrida, se tiverem amortecedores dianteiros são ainda melhores. Para o ciclismo, os melhores são aqueles mais firmes e de preferência sem cadarços, para evitar acidentes. Por fim, os tênis mais adequados para atividades de Trekking/Adventure são aqueles com solados mais duros e com bom amortecimento, absorvendo os impactos com um solo mais irregular.

Assim, na hora de comprar um novo modelo, não se esqueça de observar todas essas dicas, evitando dessa forma, que uma atividade prazerosa se transforme em lesões e problemas mais sérios de saúde.

tipos-de-pisada

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE