No município de Jataí, a agenda começa às 9 horas com uma apresentação do consultor do Soja Brasil, Áureo Lantmann, fazendo uma retrospectiva sobre as duas primeiras edições do projeto.
Ricardo Peres (Presidente do Sindicato Rural de Jataí). - Foto: Alex Alves - Site PaNoRaMa
Ricardo Peres (Presidente do Sindicato Rural de Jataí). – Foto: Alex Alves – Site PaNoRaMa

Terceira cidade a receber a caravana do Soja Brasil, Jataí será, nesta quinta-feira (21), palco de palestras nas quais serão abordados temas como o Cadastro Ambiental Rural (CAR), o Seguro Rural, o Fundo de Incentivo à Cultura da Soja e o projeto Soja Brasil em si. Com a participação da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Goiás, a caravana chega em sua 3ª edição com grandes expectativas possíveis.

O projeto, que é realizado pelo Canal Rural e pela Associação dos Produtores de Soja de Goiás (Aprosoja Goiás), conta ainda com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Além disso, pela primeira vez a iniciativa conta com a carreta do Canal Rural para levar conhecimento e capacitação aos produtores das regiões visitadas. O veículo equipado com sala de vídeos terá encontros entre sojicultores e palestras de profissionais ligados ao setor agropecuário.

No município de Jataí, a agenda começa às 9 horas com uma apresentação do capa carreta canal rural - site panorama - pn7 - foto alex alvesconsultor do Soja Brasil, Áureo Lantmann, fazendo uma retrospectiva sobre as duas primeiras edições do projeto. Em seguida, às 10 horas, a consultora técnica do Senar Goiás para a área do Meio Ambiente, Jordana Sara, fala sobre a atual situação do CAR, que já está em pleno funcionamento em Goiás. Além disso, a consultora deve explicar a aceitação por parte dos cartórios acerca do comprovante de inscrição do Cadastro como condição para prática de qualquer ato de registro que implique em transmissão de domínio, desmembramento ou retificação de área de imóvel rural.

Às 11 horas é a vez do economista e consultor técnico do Senar Goiás, Pedro Arantes, palestrar sobre o seguro rural, assim como orienta os produtores sobre as modalidades de seguros existentes. Arantes também vai falar sobre a necessidade da implementação de um novo modelo de seguro para o agropecuarista.

Para finalizar a passagem do Soja Brasil por Jataí, o consultor técnico do Senar Goiás para a área de grão, fibras e oleaginosas, Cristiano Palavro, fala sobre o Fundo de Incentivo à Cultura da Soja e a Aprosoja Goiás.

O projeto Soja Brasil
Na segunda edição, o Soja Brasil percorreu mais de 40 mil quilômetros por lavouras brasileiras, de outubro a março. Na safra 2014/2015, o projeto chega à estrada mais cedo, com a caravana técnica a partir deste mês. Em outubro, começa a já tradicional Expedição Soja Brasil, com participação de jornalistas e especialistas. O projeto mostrará ainda outras fronteiras agrícolas como a região do Mapitoba (Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia), já visitada na edição anterior.

A terceira edição do projeto já está no ar desde 7 de julho. Diariamente, até outubro, serão exibidos miniprogramas técnicos de dois minutos, durante a programação da emissora. Os programetes Momento Soja mostram orientações de pesquisadores da Embrapa e dicas para ajudar os agricultores na tomada de decisão, consolidando o papel de consultoria agronômica diária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE