Além da realização do inquérito, a Agrodefesa deverá demonstrar as ações realizadas no sistema de vigilância para Peste Suína Clássica como o atendimento à mortalidade em granjas de suínos acima dos limites recomendados

[vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_facebook type=”standard”][/vc_column][/vc_row]

Nesta terça-feira (1º de Julho), a Gerência de Sanidade Animal (Gesan), promoveu um treinamento teórico com o objetivo de capacitar fiscais e agentes para o inquérito soroepidemiológico, a fim de verificar a circulação do vírus da Peste Suína Clássica (PSC) no Estado de Goiás.

Participarão do treinamento, 32 servidores. O grupo visitará 320 propriedades rurais em 118 municípios para coletar soro sanguíneo dos animais. As amostras serão encaminhadas para o Laboratório Nacional Agropecuária, em Minas Gerais, para os testes e o resultado será divulgado no fim do ano.

Além da realização do inquérito, a Agrodefesa deverá demonstrar as ações realizadas no sistema de vigilância para Peste Suína Clássica como o atendimento à mortalidade em granjas de suínos acima dos limites recomendados na Norma Intensa DSA nº05 /2009 e coletas de soro sanguíneo em reprodutores de descarte.

A parceria dos criadores com os órgãos oficiais de sanidade animal é fundamental. Se alguém suspeitar ou tiver conhecimento de alguma enfermidade de notificação obrigatória deverá comunicar o fato imediatamente ao escritório da Agrodefesa.

Vale ressaltar que o rebanho deve ser mantido em condições adequadas de nutrição, manejo e profilaxia de doenças.

Fonte: Agrodefesa / Nayara Borges – Site PaNoRaMa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE