Um grupo de 16 pessoas de Jataí saiu em caminhada nesta manhã para percorrer 330 km até a basílica em Trindade, serão pelo menos 9 dias na estrada

Nesta quarta-feira (25) foi iniciada pelo Corpo de Bombeiros, uma operação especial para a Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia. O evento é considerado o segundo maior do país no gênero religioso e espera receber 2,5 milhões de pessoas de todo o país, segundo expectativa da organização.

A festa em Trindade começa nesta sexta-feira (27) com duração até o dia 6 de julho, uma grande parcela de pessoas já está na estrada para participar da Romaria.

Um grupo de 16 pessoas de Jataí saiu em caminhada nesta manhã para percorrer 330 km até a basílica em Trindade, serão pelo menos 9 dias na estrada e para eles este é um sacrifício recompensado pelas graças recebidas durante o ano.

A maioria dos romeiros da região faz o trajeto em uma Via Sacra para pagar promessas e agradecer graças alcançadas.

Para evitar transtornos e situações de risco, os bombeiros alertam a população sobre alguns cuidados que devem ser tomados.

Segundo a corporação, a alimentação não adequada e a desidratação estão entre as maiores causas de mal-estar súbito nos romeiros. O ideal é que a pessoa faça uma refeição leve, com pães, por exemplo, e evite refeições muito gordurosas e pesadas.

De acordo com os bombeiros é necessário o uso de roupas leves, vestir calçados já usados, se hidratar durante o percurso e evitar fazer a caminhada nos horários mais quentes, entre 10h e 15h.

Os mesmos cuidados devem ser tomados durante as celebrações de missas. Conforme levantamentos da corporação, na última festa 252 pessoas passaram mal, sendo que 85% foram vítimas de mal súbito.

Este ano, os bombeiros contarão com 23 veículos, incluindo moto resgates e um helicóptero, que ajudarão no socorro dos romeiros. As equipes farão revezamento 24 horas por dia, com efetivo de 600 homens.

Confira a seguir algumas dicas dos bombeiros para quem pegou ou vai pegar a estrada:

– Usar calçados adequados e roupas de tecidos leves;
– Alongar-se antes e depois da caminhada;
– Ter muita atenção no trânsito intenso (seja pedestre ou motorista);
– Ingerir bastante líquido durante as caminhadas e os festejos;
– Fazer refeições leves, evitando ficar sem alimentar, principalmente, antes de qualquer esforço físico;
– Cuidar da segurança pessoal e da cidade;
– Cuidado ao utilizar fogos de artifício, de preferência evitar o uso;
– Não dirigir após ingerir álcool.
– Não usar velas no interior de pousada, hotéis e dormitórios para diminuir o risco de incêndios;
– Em caso de emergência, ligar para o telefone 193.

 

Nayara Borges com informações da TV Anhanguera – Site PaNoRaMa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE