É importante ressaltar que os pais precisam estar atentos na hora de comprar os materiais escolares...
Com o aumento nas vendas, aumentou também a contratação de funcionários nas papelarias, segundo Cássio (proprietário da Papelaria Papel e Cia).
Com o aumento nas vendas, aumentou também a contratação de funcionários nas papelarias, segundo Cássio (proprietário da Papelaria Papel e Cia).

Como sabemos, Janeiro é o mês de voltar às aulas, e as papelarias registram um movimento intenso para a compra dos materiais. Neste período, a expectativa de crescimento nas vendas do material escolar é de aproximadamente 20%. Com o aumento nas vendas, aumentou também a contratação de funcionários nas papelarias, segundo Cássio (proprietário da Papelaria Papel e Cia, localizada na Rua Salgado Filho, 1013 – Setor Planalto) foi necessário à contratação do dobro de funcionários para dar conta de todas as vendas nesse período.  Até então, a procura maior é dos matriculados em redes particulares.

A papelaria Papel e Cia, já está aguardando por você com promoções de 10% em desconto nas compras à vista, acima de 100 reais e em todas as mochilas. Segundo o proprietário Cássio os personagens animados mais procurados em 2014 nos materiais masculinos são da Hot Wheels e com caráter de Copa do Mundo, já os femininos são os da personagem Moranguinho e da aventura congelante Frozen.

É importante ressaltar que os pais precisam estar atentos na hora de comprar os materiais escolares, já que houve algumas alterações na Lei 12.886 /2013 que altera o artigo 1º da Lei 9.870/1999 e proíbe a cobrança, por parte das escolas, de itens coletivos nas listas de material escolar. Os estabelecimentos de ensino não podem mais, cobrar e/ou exigir os pais ou responsáveis que forneçam e paguem pelo material escolar de uso coletivo. Os custos correspondentes a este tipo de material devem ser incluso no valor da anuidade ou semestralidade escolar.

Alguns exemplos de materiais que não mais poderão ser cobrados são: papel higiênico, álcool, flanela e material de limpeza e de escritório. Estes produtos não estão relacionados diretamente ao processo didático-pedagógico e de uso exclusivo do aluno, portanto não devem ser exigidos.

Vale lembrar, que a instituição de ensino não pode exigir marca, modelo, ou determinar o estabelecimento comercial a ser feita a compra, pois o consumidor deve ter total liberdade na hora de escolher e economizar na compra de materiais.

Nayara Borges de L. T. Moraes / Fotos: Vânia Santana – Site PaNoRaMa

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