Geral

Cozinheira de Jataí, GO, ensina a preparar o ‘bem-casado gaúcho’

Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!
O bem-casado gaúcho, receita simples, rápida e barata segundo a cozinheira Ivanei Zanuzzi.

O bem-casado gaúcho, receita simples, rápida e barata segundo a cozinheira Ivanei Zanuzzi.

O bem-casado gaúcho, receita simples, rápida e barata segundo a cozinheira Ivanei Zanuzzi.

Ivanei nasceu na cidade de Colorado, Rio Grande do Sul, mas há quase 30 anos mora em Jataí, onde há uma importante colônia gaúcha. Cozinheira de mão cheia, ela não esqueceu as comidas típicas do estado natal e conta que sua especialidade são as quitantas.

Por isso, topou o desafio de mostrara a receita A receita, que é feita em duas etapas. Na primeira, prepara-se a massa e, na segunda, o recheio.

Ingredientes

Massa:
2  creme de leite
2 xícara de amido de milho
2 xícara de açúcar
1 1/2 fermento
6 gemas ovo
farinha de trigo

Recheio:
doce de leite

Cobertura:
1 xícara de clara de ovo
2 xícaras de açúcar
côco ralado

Modo de preparo
Para preparar a massa, coloque em uma bacia o creme de leite sem soro, o amido de milho, o açúcar, o fermento, as gemas e a farinha de trigo. “Ela fica uma massa pegajosa. Tem que ir colocando [a farinha de trigo] aos pouquinhos para não perder o ponto”, explica a cozinheira.

Depois de misturar os ingrediente com a colher, Ivanei dá outra dica: “É preciso colocar a mão na massa, para sentir o ponto”. Em seguida, abra a massa em uma bancada e, com o auxílio de um copo, corte os pedaços em rodelas. Coloque em uma assadeira e leve ao forno.

Um detalhe importante da receita é na hora de colocar a massa para assar. O ideal é que seja no forno elétrico numa temperatura de 300 °. É bom prestar bastante atenção porque a bolacha só fica no forno por aproximadamente três minutos.

Prepare a cobertura com as claras de ovos, duas xícaras de açúcar. Bata as claras ao fogo. Em seguida, coloque na batedeira. O ponto certo é quando fica “em neve”.

Depois, é só montar a quitanda. Para o recheio, utilize o doce de leite para juntar as bolachas e formar o bem-casado. Nessa etapa, Ivanei tem outro segredinho. “Não pode ser muito doce. É só para dar aquele toque”, avisa.

Também com a faca, passe a cobertura na lateral do bem-casado e role a parte untada no coco ralado. Assim, a quitanda estará pronta para ser servida.

Jornal do Campo / G1

Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!
1 Comentário

1 Comentário

  1. Reni Rosa de Freitas

    2 de janeiro de 2014 at 11:50

    Adorei está receita, muito fácil de preparar e deliciosa..

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top